quarta-feira, 20 de maio de 2009

AINDA DÁ...

Em 2003 foi que a minha vida começou a virar de ponta cabeça quando num domingo eu estava em casa trabalhando e de repente eu mudo os canais da televisão e caio no SBT, no programa Domingo Legal do Gugu. E o Gugu entra em cena e diz assim: “Gente eu hoje vou apresentar pra vocês uma novidade absoluta”. E coloca no ar MC serginho e o Lacraia cantando a Eguinha Pocotó.

Eu olhei praquilo e falei: ”Meu Deus do céu, mas já vai acabar”... Só que em vez de acabar, quando terminou a música do Pocotó entrou outro funk com uma letra que dizia assim: “Vai lacraia, vai lacraia..”. Eu olhei praquilo e fiquei indignado, mas quando terminou essa música entrou uma outra e depois um grupo de pagode e um grupo de axé e derepente o palco estava tomado com todos os elementos que compõem a “nova MPB”. O interessante o Gugu sumiu de cena, não tinha anuncio, não acontecia nada. Eu olhei praquilo, desliguei e continuei a trabalhar. Mais tarde saí de casa e fui passear. Quando voltei, liguei a televisão e peguei o final do programa do Gugu quando ele entra em cena e dias assim: “Gente, esta tarde eu fiquei muito feliz, nós batemos todos os recordes de audiência e pra comemorar vamos repetir o que passou a tarde, e botou de novo a Eguinha Pocotó... Quando eu olhei aquilo fiquei alucinado e escrevi um texto chamado “Eguinha Pocotó” onde me coloquei como um pai de quarenta e tantos anos que dizia assim: “Cara será que a segunda maior rede de televisão do país só pode mostrar no horário nobre esse tipo de baixaria? Não tem nada melhor pra botar no ar?”.

Meu texto foi publicado e no dia seguinte foi lido na radio pelo Alexandre Pelegi.... Explodiu a caixa postal da radio, explodiu a minha caixa postal! E descobri que o brasileiro quer sim discutir a mediocridade. O brasileiro quer contestar a mediocridade. Porque essa baixaria? Mas vai reclamar pra quem? Pro bispo? Pois eu comprei uma briga em 2003. Escrevi e lancei o livro Brasileiros Pocotó, reflexões sobre a mediocridade que assola o país. E lancei uma pergunta: você acha que o Brasil está ficando burro? Resista.

Pois sabe o que aconteceu de lá pra cá? O Brasil piorou, ficou mais burro, mais cara de pau, mais cínico, mais hipócrita. E portanto eu decidi lançar um segundo livro, uma espécie de continuação. Vem aí o livro NÓIS. Nóis qui invertemo as coisa. Prepare-se. É mais uma provocação, uma pequena contribuição pra quem acha que ainda dá pra desemburrecer o Brasil.

Luciano Pires

Nenhum comentário: