segunda-feira, 20 de outubro de 2008

QUAL É A IDADE CERTA PARA ABANDONAR SEU FILHO?

Antigamente, no Brasil, tínhamos a Roda dos Enjeitados.

Era um lugar onde qualquer pessoa poderia abandonar recém-nascidos, sabendo que seriam tratados e criados pelo estado. O anonimato era total: havia literalmente uma roda, metade dentro e metade fora do prédio. Você chegava, depositava seu bebê na roda, girava, alguém pegava o bebê lá dentro e pronto. Nunca viam nem mesmo sua cara. O objetivo da lei, naturalmente, era desestimular o aborto, mas havia um benefício adicional.

Não sei como era isso no Brasil, mas em Cuba e em boa parte da América Hispânica, a lei tinha como princípio sempre errar em prol da liberdade, então presumia-se automaticamente, na falta de evidências de origem escrava, que o bebê fosse livre e assim ele era criado. Portanto, para muitos escravos e patrões, era um verdadeiro jogo de pique-pega: se o escravo conseguisse fugir com seu bebê e depositá-lo na roda, ele seria criado como um cidadão livre. Desnecessário acrescentar que, nesses países, as escravas grávidas eram triplamente vigiadas.

* * *

A maioria dos estados americanos, pelo mesmo motivo de dissuadir o aborto, tem políticas parecidas, que permitem o abandono legal de bebês indesejados. A diferença é que hoje, claro, não há anonimato: as pessoas tem que assinar uma série de documentos e perdem direitos legais sobre as crianças.

Entretanto, o estado do Nebraska, quando passou uma lei semelhante, esqueceu de colocar um limite de idade e, agora, das 17 crianças abandonadas desde julho, 13 eram adolescentes: muitos deles drogados, indisciplinados, deficientes.

Já posso quase imaginar a cena, aquele pai todo fudidaço, cheirando a bebida, arrastando a filha de 17 anos, barrigão de grávida, e dizendo: chega, essa vadia dá pra todo mundo, rouba meu carro, não me obedece, não quero mais! Pode ficar!

Liberal, Libertário, Libertino

Nenhum comentário: