terça-feira, 19 de agosto de 2008

RES-SEN-TI-MEN-TO

Você tem ferida no coração?

Talvez a ferida seja antiga. Um genitor violentou você. Um professor o humilhou. Um companheiro o traiu. Um sócio o enganou, deixando você com opção de pagar as dívidas ou ir à falência. E você ficou aborrecido.

Ou talvez a ferida seja recente. O amigo que lhe deve dinheiro acaba de passar dirigindo um carro novo. O chefe que lhe deu o emprego com promessa de promoção esqueceu a pronúncia de seu nome. (...) Os filhos que criou parecem ter esquecido que você existe. E você ficou magoado. (...)

E você tem uma decisão a tomar. “Apagarei o fogo, ou o alimentarei? Esqueço ou me vingo? Liberto-me, ou fico ressentido? Permitirei que sejam curadas minhas feridas, ou as transformarei em ódio?”

Aqui está uma boa definição de ressentimento: é deixar suas feridas se transformarem em ódio. Ressentimento é permitir que aquilo que está matando você o destrua totalmente. Ressentir-se é atiçar, alimentar e abanar o fogo, aumentando as chamas e reavivando a dor.

(...) Ressentimento é uma palavra que define a si mesmo. Pronuncie esta palavra vagarosamente: Res-sen-ti-men-to. Ela começa com um som semelhante a um rosnado (rrr...). Como um urso com mau hálito ao despertar de um período de hibernação, ou como um sardento cachorro vira-lata defendendo seu osso na sarjeta da rua.

Estar junto de uma pessoa ressentida e acariciar um cão rosnando proporcionam igual “prazer”.

Você não gosta de ficar junto das pessoas que nutrem ressentimento? Não é um prazer ouvi-las contar seu conto lamuriento? Elas são tão otimistas! São cheias de esperança! Explodem de alegria com a vida! Você sabe que não é assim. (...)

E você? Está permitindo que suas feridas se transformem em ódio? (...) O ressentimento é a cocaína das emoções. (...) Uma pessoa inclinada à vingança inconscientemente se afasta mais e mais da capacidade de perdoar, porque sem raiva ela está privada de uma fonte de energia.

Livre-se do ressentimento porque como a cocaína pode matar o viciado, a raiva também pode matar o raivoso. Pense nisto e comece a perdoar.
Daniel Carvalho Luz

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito lindo...mas é relativo. Apesar de sentimentos como ódio, vingança, ressentimento, até mesmo o impulso para a violência, serem execrados, possuem um lado positivo. Se prestar bem atenção, verá que as grandes revoluções, as grandes transformações ocorridas em alguns sistemas autoritários, tiverem como móbil alguns desses sentimentos. E, por isso mesmo, a religião foi muito estimulada por alguns poderosos, com o intuito de arrefecê-los. Não confundamos resignação com covardia, amor com medo, perdão com permissividade. O amor é e sempre será o alvo de toda a humanidade. Mas os obstáculos que se apresentam para sua expansividade devem ser debelados, seja qual for o preço. E tenho dito...