sexta-feira, 18 de julho de 2008

CURIOSIDADE

Hoje a tarde, numa das longas conversas que tenho tido nos últimos dias, falou-se sobre curiosidade. Precisamente no quanto eu sou curiosa. Mais precisamente no quanto eu consegui unir o útil ao agradável me tornando jornalista. Fiquei pensando sobre isso enquanto fazia as unhas e lembrei que:
Os bichos também são curiosos, e essa característica desempenha um papel importante em sua sobrevivência. “A combinação entre curiosidade e coragem pode levar animal à morte ou revelar algo novo que melhora sua qualidade de vida”, explica o zootecnista Alexandre Rossi. Um pássaro “curioso”, por exemplo, decide provar uma nova frutinha, que pode ser venenosa ou não. “Ele pode tanto contaminar-se ou, com sorte, ter uma nova fonte de alimento”, descreve Rossi. Os animais que têm mais curiosidades são os chamados “exploradores”, como os ratos, os cães e os primatas.
Tá no lendário Guia dos Curiosos.
E eu não tinha nada melhor no que pensar fazendo as unhas, mesmo, não.
Viv

2 comentários:

Anônimo disse...

Se não fosse a curiosidade, ainda estaríamos usando faca de pedra, morando em cavernas, emitindo sons guturais para se comunicar, etc. Malgrado nossa evolução, o que nos colocou no topo, ainda precisamos de mais curiosidade. Não a curiosidade grande, ambiciosa, utilitarista, mercenária, mas a curiosidade tipo sintonia fina. Ainda não estamos muito curiosos no que tange aos elementos espirituais. Esse blog, com certeza, me desperta para umas curiosidades relevantes; coisas simples mas com que deveríamos nos importar um pouco mais. Isso é bom para se escrever; dá uma coceira na mão...manda ver outro texto, Vivi!

Anônimo disse...

Curiosidade tb pode ser a forma mais elegante de ter esperança no conteúdo das coisas, a cede do ser humano por contexto resume em maneiras muito interessante as pessoas que assumem pontos de vista simples é casuais, assim como aqueles que simplesmente caçam verdades anteriores ao momento....
curiosidade eventualmente tb pode ser uma maneira encantadora de conhecer alguem