sábado, 19 de julho de 2008

8 ETERNOS MITOS DE BELEZA

Alertas, lendas e receitinhas caseiras que sempre circularam entre as mulheres agora se multiplicam na internet e entopem nossas caixas de e-mails. Entre tantas histórias de terror e tratamentos alardeados como milagrosos, você sabe o que é verdade e o que não passa de balela? Encafifadas, pedimos esclarecimentos de especialistas. Você vai se surpreender...

Mito 1
Alguns batons contêm chumbo na fórmula.
Verdade, segundo a química Sônia Corazza, de São Paulo. "Alguns corantes precisam do chumbo para ser fixados", diz ela. Mas isso não significa que eles sejam perigosos: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece um limite do metal nos produtos. "É muito mais perigoso respirar o ar de São Paulo carregado de chumbo tetraetila (derivado de combustíveis) do que usar um batom. Principalmente se for de marcas consideradas idôneas", diz Sônia.
Mito 2
Anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido.
Nada a ver. "A pílula é um composto hormonal produzido para agir quando ingerido oralmente, e não em vias tópicas", diz a dermatologista Jozian Quental, membro da Sociedade Americana de Dermatologia. Segundo ela, não há efeito nenhum sobre o cabelo. O farmacêutico Emiro Khury vai além: "Misturar o comprimido pode comprometer a fórmula do xampu e fazê-lo perder suas propriedades".
Mito 3
Esmalte escuro deixa as unhas mais espessas.
Mentira. "O pigmento que dá cor ao esmalte não interage com a unha, é insolúvel. Por isso, não há como estabelecer uma relação direta", diz o farmacêutico Emiro. Ainda de acordo com ele, a história de que esse tipo de produto tem mais iodo - e por isso fortificaria as unhas - é pura lenda. "Vale lembrar que unhas saudáveis precisam trocar oxigênio com o ambiente, ou seja, devem ficar um ou dois dias sem pintura nenhuma."
Mito 4
Desodorante causa câncer.
Nenhum estudo comprova essa afirmação, segundo o dermatologista Marcelo Bellini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A polêmica que vira-e-mexe aparece em e-mails de alerta costuma girar em torno do cloridrato de alumínio - substância que controla a transpiração nas axilas. "Mas ela não está relacionada com a doença", afirma Marcelo. "É puro mito."
Mito 5
Rodelas de pepino clareiam olheiras.
Mais ou menos. O pepino tem propriedades calmantes e descongestionantes, que aliviam o aspecto arroxeado das olheiras. Por isso, as compressas com o legume gelado amenizam o problema. "Mas só as rodelas não são suficientes. Para clarear, é necessário um tratamento que retire os pigmentos escuros da região, como o laser", diz a dermatologista Jozian Quental.
Mito 6
Esfoliar o rosto com aveia e limão elimina manchas.
Não! Esqueça o uso do limão em qualquer tratamento de beleza. "Por ser fotossensível, o sumo da fruta causa queimaduras e manchas", diz Elaine Cedotti, gerente de normas e procedimentos da rede Jacques Janine. "Já a aveia é uma boa base esfoliante se usada com óleos hidratantes, para não agredir a pele." A melhor maneira de eliminar definitivamente as marcas é recorrer a tratamentos abrasivos feitos por um dermatologista.
Mito 7
Lavar com água fria dá mais brilho ao cabelo.
Verdade. "A água quente retira a oleosidade natural dos fios, estimulando as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzir mais óleo para cobrir esse déficit", afirma a dermatologista Luciana Pavarini, de São Paulo (SP). Já a água fria conserva essa camada natural dos cabelos, mantendo a produção de óleo em equilíbrio.
Mito 8
Raspar os pêlos das pernas com lâmina engrossa os fios.
A medicina diz que não (apesar de tantas mulheres jurarem que sim), diz o dermatologista João Carlos Pereira, da Clínica Derm, de São José do Rio Preto (SP): "O que acontece é que a base do pêlo é mais grossa e firme, enquanto as pontas são finas e macias ao toque. Ao raspar com a lâmina, você retira essa parte mais delicada, deixando o resto do pêlo, mais resistente".

Nenhum comentário: