quinta-feira, 17 de abril de 2008

AS GRIFES MAIS DESEJADAS DO MUNDO

Uma pesquisa feita pela Nielsen no final do ano passado ouviu 25 mil consumidores de 48 países, perguntando quais bens de luxo comprariam se tivessem dinheiro, informa a Forbes. Deu Gucci no topo, seguida de Chanel, Calvin Klein, Louis Vuitton e Christian Dior. As vendas da Gucci cresceram 18.4% em 2005, 17% em 2006 e 11% em 2007, depois de a empresa passar a ser presidida por Mark Lee. Entre suas marcas está a Yves Sain Laurent. Chanel e Calvin Klein empataram em segundo. A primeira foi fundada em 1909 por Coco Chanel e hoje é dirigida pelo estilista Karl Lagerfeld. Sua modelo atual é a atriz Keira Knightley. As vendas da Calvin Klein aumentaram 50% desde que Phillips Van Heusen a comprou em 2003, chegando a U$ 4.5 bilhões em 2007. Os maiores compradores das grifes caras estão nos países emergentes, e quem gasta mais dinheiro com elas são os Emirados Árabes Unidos e Hong Kong. Os que menos gastam são os EUA - 35% de seus pesquisados responderam não ter atração pelas grifes, ainda que tivessem dinheiro. "Em mercados emergentes como América Latina e Ásia, as marcas de designers são provavelmente uma afirmação", diz David Boyd, vice-presidente da Nielsen Global Research. "É uma maneira de elas se sentiram à parte."
Revista da Semana

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