sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A REFLEXÃO

Lembro-me da história de um alto executivo que trabalhava na costa Oeste dos EUA. Um dia, recebeu um convite para transferir-se para outra empresa, em Nova Iorque, a cerca de 4.500 de quilômetros de distância. Quem o convidou passou a seguinte instrução: ”Venha para cá conversar. Mas você deve vir de trem. Numa cabine só sua. Sem livros, TV, rádio, revistas ou jornais.
O executivo estranhou a instrução, mas atendeu. Durante horas permaneceu sozinho com seus pensamentos. Nada para distrair a atenção. Apenas refletindo. No trem, teve muito tempo para raciocinar a respeito e entendeu a instrução "absurda" de seu amigo.
Foram aquelas horas de concentração que lhe permitiram avaliar profundamente a proposta, as conseqüências e os riscos.Quando chegou a NY, já tinha tomado a decisão que mudaria sua vida: aceitou a proposta. Este mundo louco no qual vivemos está tirando nossa capacidade de reflexão. Dedicamos pouco ou nenhum tempo a refletir sobre a montanha de dados e informações que recebemos diariamente.
E por isso, tudo que conseguimos é viver como num rebanho. Todos ruminando, resignados, com o rabo do olho no boi ao lado. Quando o outro boi se mexe, a gente se mexem também. Quando a manada estoura, todos correm, sem saber a razão. E depois param, ninguém pergunta nada e voltamos à resignação bovina...
É a esse estado de contemplação vazia que a falta de reflexão nos leva. Dê uma parada aí, meu. Uma paradinha pra refletir sobre você e sua vida. É a única forma de fugir da boiada...

Nenhum comentário: