sexta-feira, 24 de outubro de 2008

SEU CÉREBRO TOMA SUAS DECISÕES ANTES DE VOCÊ

“Você pode achar que decidiu ler esta história — mas na verdade, seu cérebro fez a decisão bem antes de você saber a respeito.

Em um estudo publicado domingo pela Nature Neuroscience, pesquisadores usando escaneadores cerebrais puderam prever as decisões das pessoas sete segundos antes daqueles sujeitos aos estudos estarem conscientes de tê-las feito.

A decisão estudada — se aperta o botão com a mão esquerda ou direita — pode não ser representativo de escolas complicadas que são mais integralmente associadas com nosso senso de auto-direção. Memo assim, esta descoberta desperta profundas questões sobre a natureza do ser e autonomia: O quão livre é nossa vontade? A escolha consciente é apenas uma ilusão?”

Direto da Wired.

Para mim, a questão levantada é muito mais sobre a natureza do ser. O que o estudo mostra não é sobre o nosso “livre-arbítrio”, afinal apenas mostra que agimos fisicamente e temos consciência disso após uma decisão fisiológica. O “livre arbítrio” ainda seria mantido, mas se assumissemos que o ser é a fisiologia cerebral, o que levaria as mais diversas concepções ramificações. Um, não há alma. Se existe algo tal como alma, nesse caso sim, não existiria livre-arbítrio, já que a alma seria dirigida pelas funções químicas do cérebro. Mas para mim, isso apenas depõe contra a teoria dualista de Descartes, contra a idéia do fantasma na máquina.

O que acham?

1001 Gatos de Schrödinger

Nenhum comentário: