quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ELEFANTE MOBILE

Kimani é um grande elefante macho que tem um longo histórico de ataque às safras dos aldeões na época da colheita. Agora, um SIM card inserido em uma coleira envia uma mensagem de texto aos guardas florestais sempre que ele se aproxima das “áreas proibidas”, também conhecidas como “geocercas” virtuais. O reconhecimento é feito através de GPS.

Quando isso acontece, uma equipe vai ao local em um jipe com muitos holofotes. O objetivo é assustar Kimani e fazê-lo retornar ao território da reserva natural de Ol Pejeta.

A corrida para salvar Kimani começou cerca de dois anos atrás. O Serviço de Proteção à Fauna do Quênia já havia abatido cinco elefantes da reserva natural que vinham se recusando a abandonar seus ataques contra as plantações. Kimani é o último dos animais que tinham por hábito fazer esse tipo de ataque.

Desde que o projeto foi iniciado, o elefante já foi interceptado 15 vezes . Antes acostumado a deixar a reserva quase todas as noites em suas incursões, há quatro meses Kimani não se aproxima dos campos de um agricultor.

O Quênia é o primeiro país a experimentar o uso dessa tecnologia. Outros países já pensam em implantar o projeto.

Mobilepedia

Nenhum comentário: