segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ASSIM ADORMECE ESTE HOMEM, QUE NUNCA PRECISA DORMIR PRA SONHAR

'E assim adormece esse homem/Que nunca precisa dormir pra sonhar/Porque não há sonho mais lindo do que sua terra. ' Com esses versos, da música 'João Valentão', o compositor Dorival Caymmi foi sepultado ontem a tarde, no Rio. O trecho foi lido por Dori Caymmi, seu filho mais velho, que chegou hoje pela manhã dos Estados Unidos, onde mora, para se despedir do pai. Cerca de 200 pessoas, entre familiares, fãs e amigos, seguiram o cortejo pelo Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da cidade. 'Caymmi pode ser considerado um orixá, deixou muita sabedoria', disse o compositor João Bosco, um dos músicos presentes ao enterro, ao lado de Gilberto Gil, Ronaldo Bastos, Jards Macalé, Marcos Valle, Jorge Mautner e Fagner. 'Acho que ninguém cantará a Bahia tão bem quanto Dorival. Ele a cantou com maestria em sua essência', comentou Gil, ex-ministro da Cultura. Caymmi foi enterrado em local próximo ao jazigo de Carmem Miranda, que tornou famosa sua canção 'O que que a baiana tem?'.
Revista da Semana

Um comentário:

Anônimo disse...

Dorival Caymmi foi uma das pessoas mais poéticas que já existiram. Ele era todo poesia...escrevia poesia, cantava poesia, sorria poesia, refletia poesia. Caymmi foi um presente de Deus para o mundo. Falava pouco, mas dizia muito no pouco que falava. Sobre o amor...comedido...só um casamento. Mas quando falava de amor era mais profundo do que todos..."Só louco/amou como eu amei..."; Não fazes favor nenhum em gostar de alguém...quem inventou o amor/não fui...nem ninguém; "E eu que esperava
Nunca mais amar
Nao sei o que faço
Com esse amor demais." Você não sabe amar, meu bem,
Não sabe o que é o amor
Nunca viveu, nunca sofreu,
E quer saber mais que eu." E o ritmo do gênio. Quando compunha sambinhas, hein? "Lá vem a baiana
De saia rodada, sandália bordada
Vem me convidar para dançar
Mas eu não vou..." Eita danôsse...que perda, hein? Perda nada...Caymmi não vai morrer nunca. Até porque ninguém vai superá-lo, né não? Sua benção Caymmi!