segunda-feira, 7 de julho de 2008

A ÉTICA INTERNÉTICA

Essa coisa de mundo virtual deixa as pessoas um bocado estranhas às vezes. Muitos acabam tomando atitudes e decisões que não são muito nobres ou justificadas no mundo real. E tudo se desculpa por se tratar desse todo novo “mundo virtual”. Bom, de verdade ou de mentira, o fato é que sempre existe gente de carne e osso frente às telinhas do globo afora. E seria bom existir também um certo decoro e educação, né, não?

Então...

Responda seus e-mails
Que custa ver a mensagem e já respondê-la logo? Porque escrever para alguém e só receber um “alô” dois meses depois, é dose. Nem se a carta fosse levada a cavalo, ida e volta, demoraria tanto.

Se comporte no MSN
Ou em qualquer desses programas de mensagem instantânea. Porque há quem faça deles a casa da mãe Joana, estorvando a todo o resto dos convivas como se fosse aquele tio que bebe no casamento e quer mostrar suas cicatrizes da guerra.

Respeite o status
Por sinal, se a pessoa opta em mostrar ali no programinha que está ocupada, seja gentil e não incomode. No máximo, se for urgente, escreva apenas o essencial do recado: “acho que estou grávida. Me liga!”. Pronto, assim que desocupar, ele vai responder. Ah, vai sim.

Não roube idéias
Quando decidir, afinal, ter um blog só seu – e parece que hoje todo mundo precisa tê-lo mais do que ter casa própria – use suas grandes idéias. Todo mundo as tem! Teclar “ctrl+C e ctrl+V”, colocando outro nome na assinatura, devia dar cadeia.

Não roube imagens também
Se afanar os escritos dos outros já é feio, o que dizer de quem copia fotos e as espalha por aí? Parece que nem se pode mais botar ali uma imagem do bebê brincando ou do casamento que foi legal; em questão de dias elas estarão num site alheio, “decorando a casa de estranhos”. Coisa de psicopata, ô.

Faça o comércio, não a guerra
Se você vende, entregue. Se você compra, pague. Simples assim. Porque o mundo é virtual, mas a grana que rola ali é bem real.

Poupe os detalhes
Que tal NÃO gravar em vídeo seus momentos de intimidade? E que tal NÃO mandar isso e as fotos das suas calcinhas para namorados que conheceu há três dias? E se todos nós NÃO dermos audiência pra esse tipo de babaquice? Seria legal.

Me inclua fora dessa
Quer espalhar corrente sobre o Dia da Amizade, o Dia da Consciência Social ou o Dia do Açougueiro? Ótimo. Então escreva cartões de papel, ponha no envelope, sele, poste no correio. Assim você verá que sua paciência só terá tempo de fazer uns dois cartões – e não os 55 enviados para “amigos” colados na missiva quando o despacho acontece na caixa postal virtual. A internet facilitou tanto nossa vida que, de repente, a gente ficou muito mais próximos uns dos outros, não? Ainda assim, guardar uma certa margem é válido. Questão de ética. Intern(ética).
Garotas que dizem Ni

Nenhum comentário: