terça-feira, 11 de março de 2008

U$ 190 BILHÕES POR ANO PARA SALVAR O MUNDO

Quanto custaria para eliminar a pobreza no mundo, garantir saúde pública universal, estabilizar o crescimento populacional e deter a destruição do aquecimento global? Cerca de U$ 190 bilhões por ano, ou o equivalente a um terço dos gastos militares anuais dos EUA, afirma um importante economista em livro recém-editado, "Plano B". Ou uma fração muito menor dos U$ 1.2 trilhão gastos em orçamentos militares por ano em todo o mundo.

Lester Brown, chefe do Earth Policy Institute de Washington, e autor do livro, diz que "a aceitação de que mudanças no clima, crescimento populacional, secas, alta nos alimentos - entre outras coisas - representam uma ameaça à nossa segurança, muda todo o nosso jeito de pensar sobre o uso recursos públicos".

O centro do livro de Brown é um plano detalhado para cortar as emissões mundiais de dióxido de carbno em 80% até 2020. Ele também pede uma reestruturação da economia mundial, e dos sistemas fiscais em particular, para tornar os mercados "ecologicamente honestos", ou seja, para que os preços das commodities reflitam custos ambientais indiretos.

O otimismo do Brown não bate com a visão do eco-pioneiro James Lovelock, guru do movimento Gaia. Lovelock acredita que é tarde demais para reverter os efeitos devastadores das mudanças no clima, diz a alertnet.

Revista da Semana

Nenhum comentário: